terça-feira, 23 de outubro de 2012

Meu Coupe Amarelo

Em 1995, o governo havia  liberado a  importação de carros a pouco tempo e eu comprei  um  Golf Glx 2.0 Roxo, legítima alma alemã,  importado do México. Vendi meu gol bola azul bebê,  e financiei o resto em 12 enormes parcelas. Carro lindo, potente, muito bem acabado. Ninguém imagina como fiquei orgulhoso em olhar pro estacionamento e ver  o meu chucrute roxo paradão, parecia uma modelo posando para foto de revista.  Só não notei que o Golf não tinha ar condicionado.
Não me perguntem como fui capaz de fazer uma asneira dessas. Acho que estava tão doidão para por a mão no meu primeiro carro de verdade, depois das carroças do período  pré-Collor, que nem notei que o gol de luxo seria a primeira sauna móvel, importada e cara da minha vida.
Foi um ano de sofrimento durante o inverno e de prazer imenso durante o verão. Instalar um ar condicionado no Golf estava fora de questão. Além de caro, existia ainda o problema da perda da garantia, pois nem na concessionária era feita a instalação.  Então o jeito era andar de janela aberta e rezar pra não chover.  A minha sorte é que além de chover pouco, ainda se podia dirigir de janelas abertas pelas ruas de nossa cidade, de dia e também de noite.
Após um ano, doze parcelas pagas, chegou a hora de me desfazer da minha sauna móvel. Resolvi então comprar um Tempra da Fiat, carrão que fazia o maior sucesso na época. Apesar de não ter ar,  o Golf  era  muito bom de venda e consegui um bom preço pelo carrão. Animado,  fui para a concessionária da Fiat para comprar meu sonho de consumo. Encontrei um modelo completo, cinza chumbo, perfeito. Feliz e radiante, voltei para casa satisfeito,  por ter realizado o meu desejo.  No meio do caminho, recebo uma ligação no meu celular, um  bolachão elite,  da concessionária, me pedindo para que eu retornasse imediatamente.
De volta a loja, descobri que tinham me vendido um carro já vendido, e ainda por cima,  que não tinha mais nenhuma unidade na loja. O carro tinha ótima saída e eles venderam  todo o estoque.
Chateado, depois de ligar para as outras duas concessionárias  da marca na cidade e receber a mesma notícia, fui chamado na gerência. Não lembro agora o nome do gerente que me atendeu, mas me disse que tinha uma proposta irrecusável para me fazer. A Fiat havia importado um número reduzido de carros da sua fábrica na Itália e que ainda estavam sendo preparados para a venda.

O gerente me levou na oficina e quando eu olhei o carro, bem de longe, já dei meia volta, chamando o gerente de louco e dizendo que eu não tinha de onde tirar tanto dinheiro para pagar um carro daquele.
O gerente insistiu em me mostrar o carro. Esguio, perfeito, sem um único friso externo. Aerodinâmica de carro de corrida. Um autêntico pninfarinna. O carro foi desenhado pela empresa que cuidava do design da Ferrari.
O carro era lindo e .... Amarelo. Mas amarelo mesmo, igual a cor adotada pelos Correios. Amarelo gema de ovo. Estávamos na época áurea da equivalência cambial com o dólar, tipo 1 pra 1. Assim o carro esta sendo ofertado na época por 32.000 dólares, ou seja uns 3 ou 4.000 a mais do que o já ultrapassado e arcaico Tempra HLX.

E assim,  sai da concessionária, sem placa, no meu  Fiat Coupe Amarelo 2.0 16v, com mais 12 parcelonas no bolso pra pagar. Mas sai satisfeito. Parei no primeiro posto para abastecer e juntou gente pra ver o amarelão. Sucesso garantido.
Isso virou costume. Onde eu chegava, juntava gente, para ver minha Ferrari Amarela. As pessoas nem procuravam o cavalinho, bastava ver o desenho do carro e a cor para ficar admirando o Coupe.
A coisa  foi tão marcante, que o povo do bairro ensinava as pessoas usando a minha casa como parâmetro: ficava  antes ou depois da casa do carro amarelo?
Foram três anos andando com aquela beleza de carro. Tive sorte, não me deu dor de cabeça, apenas trocava a bateria todo ano, andei quase 100.000 km com ele. Infelizmente a Fiat não importou outras unidades, e a manutenção se tornou inviável. Tive que me desfazer da minha Ferrari amarela. Que saudade!!!
Antes que eu me esqueça, meu carro amarelo  tinha ar condicionado.

Outubro de 2012


4 comentários:

  1. É o verdadeiro há males que vem para o bem, hum? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o meu até hj, uso só pra passear como segundo carro, até hj junta gente pra ver e continua lindo. Me deu poucos problemas...tenho ele como segundo dono faz 15 anos na minha mão e não vendo. Parabéns pelo seu relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo, realmente trata-se de um carro inesquecível. Conserve bem o seu...

      Excluir